quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Acessibilidade na construção civil foi tema da Ciência e Tecnologia da UEA


Acessibilidade na construção civil foi tema da Ciência e Tecnologia da UEA
Acessibilidade na Construção Civil foi tema na UEA
 
“Acessibilidade na construção civil” foi o tema do Workshop realizado no auditório “Professor Luiz Guilherme Filho” da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), pelo engenheiro civil e Coach Jerson Aranha Jr., para estudantes, empresários e futuros profissionais do setor. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia programado para ser realizado no período de 15 a 21 de outubro.
Portadores de deficiênca sem barreiras
 
                O evento contou com o apoio da Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (ADEFA), que por sua vez vem lutando para o cumprimento da Lei municipal Nº1.675, publicada dia (18.06.12), no Diário Oficial do Município, em seu Art. 1º “obriga as instituições bancárias a instalar rampas de acesso para  as instituições bancárias a instalar rampas de acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais (cadeirantes) aos caixas eletrônicos bancários, sempre que houver desníveis entre estes e a via pública.
Estudantes e empresários na UEA
 
                O Coach Jerson Aranha Jr., com base no tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia defendeu a inclusão dos portadores de deficiência do Amazonas na segunda concepção da temática que trata da economia verde que está ligada ao desenvolvimento de modelos de planejamento econômico-ambiental que incorporam os conceitos de insumos ecológicos, processos ecológicos e produtos ecológicos.  
Estudantes refletiram sobre o tema
 
                O que é acessibilidade? Essa foi uma das indagações formulada pelo Coach aos participantes do Workshop para que eles pudessem refletir ao mesmo tempo, ser esclarecido a todos, uma vez que qualquer pessoa a qualquer momento de sua vida pode ser usuário de muletas, cadeira de rodas, próteses ou qualquer outro tipo de equipamento para se deslocar em sua vida.
 
                Jerson Aranha Jr definiu aos presentes que acessibilidade à condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, do mobiliário e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transportes  dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Nenhum comentário: