segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

SEGREDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL – Ser Engenheiro. Desistir ou Continuar?

A faculdade de Engenharia é um tormento para alguns... A expectativa de saber o que vem pela frente é determinante para muitos que desistem ou seguem em frente. E as perguntas comuns são: Usarei todos estes cálculos do dia a dia da profissão? Trabalharei no sol? Como enfrentarei uma grande obra sem experiência? Entre outros questionamentos.

É o seguinte... Vamos revelar o que espera por você que sonha fazer Engenharia ou você Acadêmico que pretende ser Engenheiro. Se você no final deste texto falar “Deixa comigo”, então pronto, você será um Engenheiro.

Clima, dependendo da região, você enfrentará frio, calor, calor e frio, pegará chuva, vai ficar fedendo a bicho queimado, ficará encharcado, poderá ficar constantemente resfriado ou poderá até ter um câncer de pele no futuro.

Cálculo, a todo instante você terá que calcular, será sempre solicitado no mínimo orçamentos, dependendo da área que seguir dentro da engenharia serão necessários cálculos estruturais entre outros. O engenheiro sempre calcula, desde as áreas de terrenos, projetos em geral, cotas, níveis, metragem cúbica de materiais, dosagens de materiais. O engenheiro pela experiência que adquire durante os anos calcula naturalmente até quantos anos vai viver.

Pessoas, você vai precisar de muita habilidade em relacionamentos, desde alguns insuportáveis, intragáveis, imbecis donos de construtora, de alguns outros idiotas, espaçosos colegas de profissão, alguns mal educados profissionais de recursos humanos que pensam ser donos da construtora, ou seguem o exemplo do dono da construtora, bem como a ignorância de muitos nas diversas atividades relacionadas à construção e que os Engenheiros se relacionam dia a dia, tais como, com os empreiteiros, vendedores de lojas de materiais de construção, e até clientes.

Salário, dependendo da economia do país, o salário do Engenheiro sobe ou fica comumente abaixo do que é merecido pelo profissional.

Recém formados, são vistos como aprendizes, são vistos como inexperientes e nesta fase é que o Engenheiro deve fazer seu nome, mostrar sua competência e construir sua imagem.

Clientes, são pessoas e cada um com sua característica peculiar, portanto prepare-se para gestão de pessoas, tanto em obra quanto fora dela e aprendendo a cada dia a se relacionar com qualquer tipo de ser humano.

Falta de Experiência, muitos temem esta fase inicial, pois o comum realmente é que mestres de obras, encarregados e outros vão querer tirar uma casquinha e se impor enquanto podem, enquanto você não assume sua responsabilidade de Engenheiro da Obra. Pois é Engenheiro, assuma com humildade seu posto, e coloque cada um em seu lugar hierárquico com sabedoria, você é o Engenheiro, você é o gestor da obra, você é quem se preparou dentro da área de Exatas, você é o assertivo, você é quem manda.

É isso Acadêmico, seja e sinta-se desde já um Engenheiro, saiba primeiro quais suas atribuições e de seus colaboradores, de todos os profissionais que se envolverão em suas futuras obras e sucesso em sua profissão.


por Jerson Aranha Jr.
Engenheiro Civil / Master Coach da AMAZÔNIA 

Tel/WhatsApp – (92)99330-1675 – jaranhajr@gmail.com

Nenhum comentário: