terça-feira, 30 de dezembro de 2014


SEGREDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL –

Assumindo a Responsabilidades de Atender Seu Cliente Com Excelência


Fácil não é, mas devemos como qualquer um prestador de serviço assumir a responsabilidade de atender nosso cliente com excelência.

Desde o primeiro contato, assim como em qualquer setor, somos ou deveríamos ser gentis, ser facilitadores de informações sobre aplicações de técnicas construtivas, novas tendências de mercado, materiais inovadores, especificações e descrições em memoriais para todos os serviços contratados.

Sei que muitos construtores devem estar pensando “Falar é fácil, vai pro mercado e convive dia a dia com os clientes”. E sei que muitos clientes pensam ”Vou construir, mas vai começar minha dor de cabeça... Quem eu contrato para executar minha obra?”.

Na construção civil já existe o paradigma de que colaboradores não trabalham na segunda-feira, ou seja, bebem todas no final de semana ou feriados e vivem sua ressaca no primeiro dia útil da semana.

Outro paradigma é que pagando em um determinado dia, no outro não há ninguém na obra. É claro que não generalizando, mas atinge quase que 20% do quadro.

Se deixarmos isto do jeito que está, o mercado só piora, as obras iniciam-se com clientes desconfiados e construtores indiferentes se conseguem ou não atender em sua plenitude o contrato pré-estabelecido.

Então já sabendo que pessoas estão envolvidas e pessoas são imprevisíveis, os construtores devem sim como prestadores de serviço, atuar gerindo esta equação, devem sim  puxar a responsabilidade para si e para isto deve desde o início da negociação clarificar as formas de trabalho, ouvir do cliente todas suas necessidades para serem alinhadas desde o projeto, especificações, descrições de execução de serviços com planilhas orçamentárias bem detalhadas, cronogramas físico-financeiro, detalhes de obras, entre outros.

Considerar em orçamento os imprevistos, tais como, tempo, leis sociais, custos com renovação ou mudança de pessoal durante a obra, pois itens como estes, entre outros é que fazem com que 40% das empresas fechem nos dois primeiros anos após sua criação.

O preço do serviço deve estar bom para os dois lados, se um dos lados sair comemorando vitória o outro saiu perdendo.

CONSTRUTOR

Saiba quem verdadeiramente manda ou se mais de uma pessoa mandar, definir uma forma de alinhar decisões e que uma só valha nos processos submetidos.

Se a concorrência interferir no preço e você em sua real possibilidade não tiver condições de cobrir, esta obra e este cliente não são para você.

Saiba dizer não quando você não tiver condições técnicas, financeiras, econômicas, noções de valores e riscos envolvidos para determinados serviços.

CLIENTE

Contrate empresas ou profissionais registrados no sistema Confea-Crea, isto já traz uma garantia.

Cuidado com sua atitude financeira durante o processo da construção. Evite se empolgar e ampliar o projeto, ou com a compra de materiais mais caros, entre outros itens que descontrolam seu planejamento inicial.

Evite fechar serviço com empreiteiros contratados pelo seu contratado principal.




por Jerson Aranha Jr.
Engenheiro Civil / Master Coach da AMAZÔNIA 
Tel/WhatsApp – (92)99330-1675 – jaranhajr@gmail.com

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