sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ANÁLISE CRÍTICA E ESCOLHA DA PROFISSÃO (ENGENHEIRO E ARQUITETO)

COACHING NA CONSTRUÇÃO CIVIL - COMPLETANDO O PROFISSIONAL (ENGENHEIRO E ARQUITETO)

Equipes! Como entendê-las? Investimento em pessoas para alcance de resultados, características que fogem da simples aplicação de técnicas construtivas. A adaptação do Coaching na construção civil é alavancar o comprometimento das equipes com os resultados, pois suas ferramentas voltadas à gestão de pessoas geram autoconhecimento de capacidades e habilidades, respeito, melhorias de relações interpessoais, transformando o profissional.
Jerson Aranha Jr.

ANÁLISE CRÍTICA
Este processo inicia-se com perguntas poderosas de pura reflexão, o qual você fornece alguns minutinhos para você mesmo. Pergunte-se e com calma responda. Estou vivendo a vida dos meus sonhos? Sou feliz? O que está faltando para que eu alcance meus objetivos? Quem ou o quê pode me ajudar a conquistar minhas metas? Como me sinto como pessoa ou o que penso sobre mim? O que as outras pessoas pensam de mim? Como me avalio quanto ao meu ser profissional? Como meus amigos me vêem? Como minha família me vê? Quem sou eu? Quais minhas 20 qualidades? Quais meus 20 pontos de melhoria? Quais meus reais sonhos para daqui a seis meses, um ano, dois anos, cinco anos e daqui a dez anos? Se não alcançá-los, como me sentirei? Quais são as minhas crenças? Em que me limito? Em que me saboto? Quanto acredito em mim? Quanto acredito que tudo que quero eu consigo?
Agora que você respondeu a cada uma das perguntas, você está preparado para continuar se descobrindo, pois saiba, a resposta as suas dúvidas estão com você e nós apenas somos facilitadores deste autodescobrimento.   
ESCOLHA DA PROFISSÃO
Difícil? Porque muitos pensam assim? Quantos têm a certeza absoluta de que estão fazendo a escolha certa? Quantos pedem orientações para amigos, familiares ou até desconhecidos? Quantos seguem a mídia? Será que fiz a escolha certa?
Alguns estudantes de Engenharia e Arquitetura desistem no meio do caminho, ou até no fim do curso. Até é válido desistir neste ponto, pior é quando está formado e exerce a profissão que não o faz feliz, torcendo para que o dia de trabalho que mal começou acabe logo, que venha o fim de semana ou simplesmente um feriado no meio da semana. Então, pergunte-se: O que sei sobre a profissão que pretendo seguir? Que fatos podem descrever que a minha escolha será a melhor para a minha vida, tais como, pessoas que possam me ajudar, o que conheço da profissão e dos profissionais que a exercem, tenho as habilidades que o curso solicita, tenho capacidade de exercer esta profissão com a competência que é exigida? 
Diversas perguntas e dúvidas nos vêm à cabeça, além de crenças limitadoras e o medo da escolha. Portanto, antes de escolher a profissão indico procurar saber quais suas habilidades e capacidades, as quais foram formadas desde quando você nasceu, pela sua família, escolas, amizades, meios de vivência, ou seja, você cresce no meio que te ajudam a desenvolver aptidões ou até as excluem através de crenças, limitações, ou até facilidades que fazem a pessoa acreditar ter uma carreira de futuro, como exemplo, se você nasce em uma família cujos pais são Engenheiros ou Arquitetos e tem uma construtora, estará tudo pronto para você caminhar com os negócios da família. Lógico que o que citei tem suas relevâncias, pois as pessoas são e pensam diferentes, adaptam-se as necessidades, imposições, crenças.
Então o que buscamos é a felicidade, com isso perguntamos. Você é feliz no que faz e executa todos os dias? A pessoa pode até dizer que sim, ou refletir melhor e dizer talvez, não sei e perguntar, teria como eu ser mais feliz?
Então amigos, a resposta é simples, conheça-se, a resposta para sua felicidade não está no que as outras pessoas programaram para você, não está nas crenças impostas pelos outros, mas sim dentro de você, com o autoconhecimento profundo, em sua própria autoanálise, em seu poder de decisão, em suas escolhas, em suas ações. Lembre-se que você é responsável por suas escolhas.
Quando nos conhecemos começamos a fazer o que gostamos, o que nos faz feliz dia-a-dia, os resultados vem em todas as áreas da vida, sendo uma felicidade completa e não apenas pontual, exemplificando, temos pessoas que focam apenas na vida financeira, mas esquecem dos sentimentos com as pessoas que as ama, exemplo família ou amigos e sem este equilíbrio, acaba gerando conflitos.
Com isso, apresento aos amigos o assessment, ferramenta que revela através de um teste qual seu perfil comportamental, traços que cada um de nós possuímos e revela quais características nos apresentamos dia-a-dia. Analista, comunicador, executor ou planejador, estes são os quatro perfis que adotamos e um deles com maior propriedade. O comunicador é o tipo extrovertido, fazem amizades rapidamente, animados, conversa contagiante, irrequieto, toma decisões emocionalmente, entusiasma os outros, desorganizado. O executor é ativo, otimista, dinâmico, trabalhador, perseverante, determinado, não tem medo de riscos e desafios, faz e depois pensa, impetuoso, violento, áspero, dominante, prático, preconceituoso. Os planejadores são tranqüilos, autocontrolados, flexíveis, pacientes, observadores, introvertido, pacifista, tem muitos amigos, bom ouvinte, egoísta, teimoso, tem uma atitude de superioridade, conservador, eficiente, não tem motivação. Os analistas são preocupados, rígidos, porém calmos, pessimistas, perfeccionista, ama música e artes, pensador profundo, depressivo, pessimista, orgulhoso, de difícil convivência, criativo, indeciso, muito teórico e pouco prático.
             O importante destes perfis é você saber que somos seres que possuem características diferentes e próprias, com esta identificação podemos definir melhor onde nos colocarmos no mercado de trabalho, exemplificando, se tenho características de um comunicador, com certeza não contribuirei em um cargo que tenha que desenvolver meu trabalho isolado em uma sala, se tem uma vaga para planejamento de obras, tenho boas chances de preenchê-la com meu perfil planejador, o perfil executor para frente de obras é o que mais identificamos com resultados exigidos em relação à prazos, então aí está a importância do autodescobrimento de suas capacidades e habilidades para a decisão mais acertada na sua futura vida profissional.


JERSON ARANHA DE OLIVEIRA JUNIOR
Eng. Civil / Escritor / Master Coach

Empresário da Construção Civil, Engenheiro Civil, Pós Graduado em Segurança do Trabalho, Escritor, Self, Professional, Executive and Business Coaching, Master Coach formado pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching, Analista Comportamental pelo Coaching Assessment. Ministra palestras sobre Coaching na Construção Civil e presta atendimento personalizado e em empresas de Construção Civil.


Contatos para comprar o teste do Perfil Comportamental, EXPERIMENTE E SAIA NA FRENTE:
(92)9330-1675


Nenhum comentário: