sexta-feira, 11 de outubro de 2013

COMUNICAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL COM COACHING



Hoje na construção civil, quando se pergunta qual o maior desafio para os profissionais em relação a uma boa convivência em obra, é respondido COMUNICAÇÃO. Pois identificamos uma diversidade de características, tais como cultura, educação, formação escolar, ou seja, pessoas que convivem entre si que vivem realidades diferentes. Com o crescimento do mercado da Construção Civil, há necessidade de contratações de pessoas para as obras e como não se tem profissionais especializados, principalmente nas profissões de servente e pedreiro, duas das mais requisitadas, contrata-se qualquer um, ou seja, o primeiro que aparecer e ás vezes, o perfil deste trabalhador é alguém que veio desempregado do comércio ou da indústria, ex-presidiário, estudantes, etc.
Com toda esta diversidade é que a comunicação se torna ponto fundamental para que haja um alinhamento de hierarquia, necessidades, metas e objetivos, clarificação da missão e valores que a empresa adota, respeito entre os funcionários, colaboradores, empreiteiros e todos que fazem parte da obra.
Para enfrentarmos estes desafios é que destacamos a comunicação, como uma das principais ferramentas de um líder Engenheiro ou Arquiteto. Daí então inicia-se o processo de mudança quanto a integração da equipe liderada com o processo de Coaching.
Comunicação é um processo de passar informação e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver compreensão não há comunicação. E para que haja compreensão de forma eficaz é importante compreender a maneira que as pessoas compreendem e a maneira como nós compreendemos a comunicação do outro.
Devido ao crescimento econômico que o país atravessa, há um intercâmbio cultural, aumento da concorrência e mercado instável, então a comunicação tornou-se elemento chave para as empresas, onde sua imagem é construída, dentre outros fatores, sobretudo, com o que é repassado aos clientes pelos próprios funcionários.
A abordagem do processo de Coaching se dá com aplicações pelo coach de perguntas poderosas ao profissional, fazendo com que ele reconheça como está o seu estado atual de comunicação e qual o estado desejado dentro de suas necessidades. Fazemos perguntas poderosas de autoavaliação sobre efeitos, tais como, no dia a dia, no trabalho, na comunicação diária, na comunicação social, na emoção do indivíduo. Exemplos:
EFEITOS NO DIA A DIA
1-      O quão ruim é seu problema de comunicação agora?
EFEITOS NO TRABALHO
1-      Seu trabalho é afetado pela sua comunicação?
2-      Nos últimos 6 meses você chegou a pensar em mudar seu trabalho por causa de sua comunicação?
3-      Sua comunicação criou alguma pressão em seu trabalho
4-      Nos últimos 6 meses, sua comunicação tem afetado o futuro da sua carreira profissional?
Todos buscam crescimento profissional, que consequentemente solicita maior habilidade de comunicação, autoavaliação constante, maior contato com as pessoas, mais ação e necessidade de falar em público através de reuniões, palestras, negociações, discussões, etc. E um dos maiores medos da humanidade é falar em público que tem como emoções relacionadas o medo de errar e não ser aceito, constrangimento e timidez.
Para combater este medo, encare, prepare-se, faça uma tela mental, ou seja, pense como será quando você estiver diante do público, grave sua voz, filme sua imagem, canalize a adrenalina do seu corpo e fale com mais credibilidade, coloque registros positivos em sua comunicação, fale com mais segurança e anote pontos positivos e de melhoria.
Utilizamos 2 tipos de comunicação, a verbal e a não-verbal. O verbal envolve a palavra (oral) ou a escrita (gráfica), é a mais complexa pois depende da interpretação do receptor que tem sua interpretação dirigida por suas experiências anteriores, seu contexto de vida, sua cultura, etc. O emissor deve ter atitudes aprimoradas com conhecimentos e habilidades verbais, desenvolvendo um rapport/empatia, conquistando a confiança, através da fala, articulação/dicção, voz, respiração, audição e habilidade de fazer perguntas(ser Coach).
                A comunicação não-verbal é observada pelos movimentos gerais do corpo, tais como: pés, pernas, tronco, braços, mãos, dedos, cabeça, semblante, etc.
                Com isso, o ouvinte ativo é aquele que não houve apenas com seus ouvidos, mas também com os olhos, corpo,voz e emoção.
                Saibamos que ao com
unicarmos com alguém avaliamos baseado em 4 características ligadas a comunicação: O que você faz? Qual sua aparência? O que você diz? Como você diz?
                A naturalidade e a espontaneidade são as técnicas mais importantes da comunicação, entre seus aspectos estão a simpatia, estilo na fala, humor, nome, forma de tratamento, os absolutos e a emoção.
                Em nossa comunicação e relacionamentos, observamos técnicas como conta bancária emocional, ouvir na essência, sinergia, entre outros.

                Com isso, vamos transformar a vida dos profissionais Engenheiros e Arquitetos, que precisam se comunicar melhor, dos que tem a necessidade de comunicar-se com eficiência, das equipes que podem obter maior sucesso com a comunicação começando entre pares e alastrando-se à todos que possam alcançar, melhorando relacionamentos em casa, no ambiente de trabalho, com o chefe ou com subordinados.

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