Hoje na
construção civil, quando se pergunta qual o maior desafio para os profissionais
em relação a uma boa convivência em obra, é respondido COMUNICAÇÃO. Pois
identificamos uma diversidade de características, tais como cultura, educação,
formação escolar, ou seja, pessoas que convivem entre si que vivem realidades
diferentes. Com o crescimento do mercado da Construção Civil, há necessidade de
contratações de pessoas para as obras e como não se tem profissionais
especializados, principalmente nas profissões de servente e pedreiro, duas das
mais requisitadas, contrata-se qualquer um, ou seja, o primeiro que aparecer e
ás vezes, o perfil deste trabalhador é alguém que veio desempregado do comércio
ou da indústria, ex-presidiário, estudantes, etc.
Com toda esta
diversidade é que a comunicação se torna ponto fundamental para que haja um
alinhamento de hierarquia, necessidades, metas e objetivos, clarificação da
missão e valores que a empresa adota, respeito entre os funcionários,
colaboradores, empreiteiros e todos que fazem parte da obra.
Para
enfrentarmos estes desafios é que destacamos a comunicação, como uma das
principais ferramentas de um líder Engenheiro ou Arquiteto. Daí então inicia-se
o processo de mudança quanto a integração da equipe liderada com o processo de
Coaching.
Comunicação é
um processo de passar informação e compreensão de uma pessoa para outra. Se não
houver compreensão não há comunicação. E para que haja compreensão de forma
eficaz é importante compreender a maneira que as pessoas compreendem e a
maneira como nós compreendemos a comunicação do outro.
Devido ao
crescimento econômico que o país atravessa, há um intercâmbio cultural, aumento
da concorrência e mercado instável, então a comunicação tornou-se elemento
chave para as empresas, onde sua imagem é construída, dentre outros fatores,
sobretudo, com o que é repassado aos clientes pelos próprios funcionários.
A abordagem do
processo de Coaching se dá com aplicações pelo coach de perguntas poderosas ao
profissional, fazendo com que ele reconheça como está o seu estado atual de
comunicação e qual o estado desejado dentro de suas necessidades. Fazemos
perguntas poderosas de autoavaliação sobre efeitos, tais como, no dia a dia, no
trabalho, na comunicação diária, na comunicação social, na emoção do indivíduo.
Exemplos:
EFEITOS NO DIA A DIA
1-
O quão ruim é seu problema de comunicação agora?
EFEITOS NO TRABALHO
1-
Seu trabalho é afetado pela sua comunicação?
2-
Nos últimos 6 meses você chegou a pensar em
mudar seu trabalho por causa de sua comunicação?
3-
Sua comunicação criou alguma pressão em seu
trabalho
4-
Nos últimos 6 meses, sua comunicação tem afetado
o futuro da sua carreira profissional?
Todos buscam
crescimento profissional, que consequentemente solicita maior habilidade de
comunicação, autoavaliação constante, maior contato com as pessoas, mais ação e
necessidade de falar em público através de reuniões, palestras, negociações,
discussões, etc. E um dos maiores medos da humanidade é falar em público que
tem como emoções relacionadas o medo de errar e não ser aceito, constrangimento
e timidez.
Para combater
este medo, encare, prepare-se, faça uma tela mental, ou seja, pense como será
quando você estiver diante do público, grave sua voz, filme sua imagem,
canalize a adrenalina do seu corpo e fale com mais credibilidade, coloque
registros positivos em sua comunicação, fale com mais segurança e anote pontos positivos
e de melhoria.
Utilizamos 2
tipos de comunicação, a verbal e a não-verbal. O verbal envolve a palavra (oral)
ou a escrita (gráfica), é a mais complexa pois depende da interpretação do
receptor que tem sua interpretação dirigida por suas experiências anteriores,
seu contexto de vida, sua cultura, etc. O emissor deve ter atitudes aprimoradas
com conhecimentos e habilidades verbais, desenvolvendo um rapport/empatia,
conquistando a confiança, através da fala, articulação/dicção, voz, respiração,
audição e habilidade de fazer perguntas(ser Coach).
A
comunicação não-verbal é observada pelos movimentos gerais do corpo, tais como:
pés, pernas, tronco, braços, mãos, dedos, cabeça, semblante, etc.
Com
isso, o ouvinte ativo é aquele que não houve apenas com seus ouvidos, mas
também com os olhos, corpo,voz e emoção.
Saibamos
que ao com
unicarmos com alguém avaliamos baseado em 4 características ligadas a
comunicação: O que você faz? Qual sua aparência? O que você diz? Como você diz?
A
naturalidade e a espontaneidade são as técnicas mais importantes da
comunicação, entre seus aspectos estão a simpatia, estilo na fala, humor, nome,
forma de tratamento, os absolutos e a emoção.
Em
nossa comunicação e relacionamentos, observamos técnicas como conta bancária
emocional, ouvir na essência, sinergia, entre outros.
Com
isso, vamos transformar a vida dos profissionais Engenheiros e Arquitetos, que
precisam se comunicar melhor, dos que tem a necessidade de comunicar-se com
eficiência, das equipes que podem obter maior sucesso com a comunicação
começando entre pares e alastrando-se à todos que possam alcançar, melhorando
relacionamentos em casa, no ambiente de trabalho, com o chefe ou com
subordinados.
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