quinta-feira, 17 de outubro de 2013

COMPORTAMENTOS PROFISSIONAIS - A SOLUÇÃO

Ao notarmos os comportamentos de nossos amigos de trabalho, às vezes pensamos como pode tal pessoa ser deste ou daquele jeito. Então, convido a cada um a analisar um pouco o próprio comportamento para podermos entender os outros.

Você nasceu onde? Quem são seus pais? Quem são seus avós? Onde seus avós moravam? Onde seus pais moraram? Onde você nasceu? Como foi seu ambiente de convivência? Quem eram os familiares que conviveram com você? Como era a escola que você estudou? Como eram seus coleguinhas ou professores? Como eram seus coleguinhas de rua? Você brincava de quê na sua infância? Com quem você brincava? Quem te dava mais atenção? Quem te repreendia mais? Quem falou alguma frase que até hoje você repete? Quem tinha algum medo e que você hoje tem o mesmo medo desta pessoa? Quais programas de TV você assistia quando pequeno? Estas são algumas perguntas para sua reflexão e ao respondê-las você notará o quanto o seu ambiente de vivência teve influência em quem você é hoje.

No que você acredita que é capaz de fazer? O que você acredita ser impossível de realizar?. Você é o que acredita ser, algumas pessoas são limitadas em certas atitudes, simplesmente por terem sido travadas por quem os educou, como exemplo, os pais que dizem a uma criança que dinheiro não traz felicidade, que ninguém tem amigos, entre diversas outras situações. E existem pessoas que em determinadas atitudes são ilimitadas no poder de atuar e obter resultados.

O que mais você valoriza em sua vida? Dinheiro, família, amigos, o que tem mais valor para você? Ter caráter é valoroso para você?

Como você se descreve? O que você pensa sobre você? Quem é você?

Você já observou a que grupo você pertence? Quem são seus amigos? Quais os comportamentos típicos de seus familiares ou de seus amigos?

Quais são seus pontos fortes? O que seus familiares ou amigos falam sobre o que você faz de bom? No que você é bom? Quais características positivas você identifica em você? Suas atitudes no dia a dia revelam seus pontos fortes, tais como, seu compromisso em entregar os trabalhos solicitados na empresa no tempo certo, a confiança que você transmite as pessoas, onde de repente seu líder confia aquela tarefa que exige maior responsabilidade na entrega.

Alguém já falou para você melhorar em algo que afetou de alguma forma esta ou outra pessoa? Você já mentiu para encobrir algum erro? Você tem uma ganância que afeta negativamente outras pessoas? Você atacou alguém com palavras ou gestos por estar estressado em algum momento no seu ambiente de trabalho? Seu orgulho atrapalha o seu desempenho ou comunicação com alguém? Veja amigos como alguns pontos de melhorias de comportamentos citados já nos remetem a uma reflexão profunda sobre nossas ações e o quanto elas afetam de certa forma uma ou outra pessoa.

Estes sentimentos decorrentes destas análises é que nos leva a atuar com amor sobre algo ou alguém, de repente estas análises nos remetem a avaliarmos e melhorarmos, aumentando nossa auto-estima, a fé em nossa melhoria e uma felicidade momentânea de que estamos melhorando e nessa evolução é que causamos encantamentos sobre as outras pessoas.
                 
Estes aprofundamentos na reflexão de nossa vida é que nos traz um autoconhecimento, um saber do porque de nossas atitudes em diversas situações e isto é que no mundo corporativo nos proporciona um poder de liderança, onde começamos a respeitar os comportamentos dos outros, observamos com uma visão ampla, através de uma comunicação mais efetiva em buscar a melhoria dos processos da empresa, ouvindo o outro colaborador, de repente procurando saber como aproveitar melhor o potencial dele. Assim observamos o talento que este colaborador tem, criamos automaticamente uma maior sinergia na equipe, alterando assim comportamentos, onde todos na empresa se sintam satisfeitos no ambiente de trabalho. O feedback se desenvolve melhor entre as pessoas da equipe, onde cada um terá mais segurança em obter respostas assertivas e solucionadoras.


Agora volte apensar no começo deste texto onde você se faz a pergunta do por que as pessoas agem desta ou daquela forma e veja o quanto modificou sua visão, simplesmente com uma reflexão sobre o porque de seus próprios comportamentos, então isto é que transforma a sua forma de comportar-se em seus ambientes, onde você começa a inspirar as outras pessoas, você evolui continuamente, suas percepções agora são outras de como você é capaz de melhorar o comportamento dos profissionais de sua empresa.

Nenhum comentário: