quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PROGRAMA 1 - CONTRATE UM ENGENHEIRO E UM ARQUITETO



 Quando se pensa em construir, alguns proprietários de imóveis na cidade se definem como Engenheiro ou Arquiteto sem diploma, então convidam um profissional não habilitado para execução dos seus serviços com uma planta tirada de sua cabeça. Geralmente nem passa pela cabeça deste proprietário que existem os conselhos fiscalizadores, tais como CREA (Conselho de Engenharia e Agronomia) e o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) em sua cidade e quando sabe, não respeita, muito menos procura o órgão fiscalizador para regularizar seu empreendimento. É algo cultural? Pode até ser, e se é, devemos transformar isso em algo positivo a sociedade. Como? Profissionais devem cobrar de seus conselhos uma fiscalização efetiva, ações e divulgação para que construa um novo padrão, um conceito que se pensar em projeto ou construção, pensem em contratar Engenheiros e Arquitetos.
Segundo minha avaliação, se não agirmos agora, daqui a três ou quatro anos sofreremos problemas profissionais, pois o Boom da Copa do Mundo no Brasil desde 2010, transformaram estas duas profissões em termômetros profissionais, principalmente o de Engenheiro Civil, onde tornou-se o curso mais procurado de todos, ultrapassando até mesmo o de Direito que liderava a tempos. Então, devemos criar, estruturar o mercado da Construção Civil para alocar estes profissionais que entrarão no mercado a partir de 2015.
O objetivo do programa: Contrate um Engenheiro e um Arquiteto é conquistar o mercado residencial e comercial, criando a cultura da contratação de Engenheiros e Arquitetos por parte dos clientes quando este pensar em construir, reformar, ampliar ou projetar seus sonhos. Diversos campos de trabalho crescem e tem um desenvolvimento astronômico com esta nova cultura, podemos citar a consultoria, a administração dos serviços, projetos arquitetônicos, sondagens de solo, orçamentos, identificação e reparos de patologias nas edificações.
Para que aja consolidação do programa, primeiramente devemos querer, arregaçar a manga e buscar mudar esta cultura em pouco espaço de tempo, devemos cobrar dos órgãos que nos representa, maior fiscalização, que seja eficaz, inicialmente educativa com prazos para ajustes e posteriormente punitiva com multas para quem estiver fora da lei, ou seja, é simplesmente fazer com que a lei seja cumprida, pois toda construção deve ter um Responsável Técnico. Devemos também ter uma mídia forte, buscando espaços em todas os canais de comunicação, abordando a importância e os benefícios de se contratar Engenheiros e Arquitetos na Construção Civil. O mais importante destes fatores é o profissional Engenheiro e Arquiteto adotar esta idéia, sabendo de sua importância, compreendendo esta percepção de mercado e agindo positivamente neste projeto/programa que beneficiará o mercado da Construção Civil com expectativas constantes de crescimento, os profissionais com sua valorização, clientes satisfeitos com seus sonhos atendidos da melhor forma possível por profissionais gabaritados e motivados, a sociedade com novos conceitos construtivos sendo criados e adaptados para conforto e bem-estar de todos e o país que estará sempre preparado para o crescimento da forma que ela vier.
Esta ação gerará ganhos imensuráveis a própria Construção Civil, aos profissionais, clientes e ao Estado Brasileiro, onde ganharemos um grande mercado, gerando emprego e renda, profissionais mais motivados em busca de conhecimentos e especializações, projetos criativos, obras com acabamentos, líderes desenvolvendo equipes à performance, minimização de estresses de clientes quanto a obras, novos investimentos feitos pelos governos federais, estaduais e municipais, crescimento da economia e desenvolvimento do país.
Enfim, imagine o ganho que o cliente tem no desenvolvimento de um projeto, de um sonho bem planejado, administrado e concluído, onde um Arquiteto desenvolve o projeto personalizado, criativo, belo e funcional. Imagine o cliente ter o custo, planejamento, consultoria, execução atendendo as Normas Técnicas e um acabamento de primeira linha. Isso acontecerá na Construção Civil, então que comecemos já.   


PERGUNTAS:

1-      Como surgiu a idéia do programa Contrate um Engenheiro e um Arquiteto?
Surgiu da visão futura em relação ao número de estudantes hoje que entraram nas faculdades de engenharia e arquitetura em todo o Brasil, principalmente na Engenharia Civil que ultrapassou o curso de Direito historicamente o curso mais procurado pelos estudantes.
Então estes profissionais serão inseridos entre 2014 e 2017 no mercado e se refletirá negativamente no mercado da Construção Civil, se nós não tomarmos atitudes agora.

2-      Qual o objetivo deste programa?
Mudar a cultura de pessoas que constroem ou projetam suas obras com pessoas não habilitadas, e que a partir da massificação deste programa quando pensar em construir ou reformar, pense em engenheiros e arquitetos.
Tem como objetivo também, criar, inovar, abrir possibilidades de negócios, é buscar novas parcerias, é valorizar a profissão de engenheiros e arquitetos, é ampliar o poder dos conselhos de engenharia e de arquitetura em relação a maior poder de fiscalização, é contar com a mídia para que abra espaço a engenheiros e arquitetos para que exponham suas idéias, seus trabalhos, suas inovações, é agregar estas duas profissões, é buscar a criação de muitos serviços e que ao ser valorizado, estes profissionais tenham espaços em relação a tempo e economia para que arquitetos possam atuar na criação de projetos inovadores e engenheiros planejem, executem e busque alternativas técnicas para baixar custo de obras.
3-      O que precisa para que este programa tenha sucesso?
Primeiramente que todos Engenheiros e Arquitetos comprem esta idéia, acreditem, tenham a percepção futura e buscando sempre melhorar de alguma maneira a Construção Civil, tanto em criações técnicas, bem como agindo politicamente, sustentavelmente e humanamente com a gestão de pessoas.
Precisamos também do apoio e atuação dos conselhos de Engenharia e Arquitetura em relação a uma fiscalização efetiva, cumprindo com a sua missão, visão e valores.
Apoio da mídia, pois só assim conseguimos alcançar o máximo de pessoas possíveis para que se tornem clientes de Engenheiros e Arquitetos.

4-      Quais os benefícios para Engenheiros e Arquitetos?
Diversos campos de trabalho crescem e tem um desenvolvimento astronômico com esta nova cultura, podemos citar a consultoria, a administração dos serviços, projetos arquitetônicos, sondagens de solo, orçamentos, identificação e reparos de patologias nas edificações, ente outros.
Com a vinda de muitos serviços para Engenheiros e Arquitetos, estes profissionais ao serem valorizados, escolhem se reciclarem, buscar atualizações, galgar títulos para suas carreiras, especializações e até escolher ter atuação exclusiva em sua própria profissão, o Arquiteto dedicando-se a criação de belos e inovadores projetos e o Engenheiro gerenciando ainda melhor suas obras.
E a geração de emprego e renda.

5-      Quais os benefícios para os Clientes?
Uma gama maior de profissionais qualificados, desenvolvidos, focados e satisfeitos, gerando melhoria na geração dos projetos e da execução de obras.
Eliminação de estresse gerado por pessoas não-habilitadas que são contratados hoje, que assumem serviços, fazendo sem qualidade e comprometimento com os resultados a serem entregues aos clientes.
Diminuição de custos em relação a desperdícios de material, aplicabilidade errônea de técnicas construtivas, rabiscos que estão longe de serem chamados de projetos, entre outros.

6-      Quais serviços são gerados com aplicação deste programa. Cite alguns na prática.
Podemos citar a união dos profissionais com parcerias, e destas parcerias serem criados áreas de desenvolvimento de novas idéias, as vezes idéias que parecem lógicas, tais como consultas como médicos fazem e cobram pelo serviço. Com isso, comecei com a Arquiteta Angela Braga uma parceria neste sentido, onde o cliente liga, marca uma visita, e vamos juntos (1 Engenheiro e 1 Arquiteto) para eliminar dúvidas e dar soluções para os clientes, tanto na área da Arquitetura quando da Engenharia.
Cito também o programa Coaching na Construção Civil que criei a adaptação do Coaching (Humanas com resultados) e a Construção Civil (Exatas com técnicas).
Parcerias com parceiros Arquitetos, onde eles projetam e indicam seus clientes para Engenheiros construírem.
As oportunidades criadas por Arquitetas como Carla Rocha, onde em seu programa Arquitetura na TV, abre espaço para profissionais Engenheiros e Arquitetos divulgarem suas criações.

7-      O que os profissionais devem fazer para mudar a própria crença e buscar melhorias e desenvolvimento para sua profissão.
Cada um deve saber que o mundo dá voltas, as vezes estamos em cima do globo terrestre e as vezes em baixo, que em certas temporadas estamos bem, em outras não tão bem assim, em certas situações independem de nosso esforço, de nossa pró-atividade, de nosso desempenho, mas sim de algo que aconteça em nossas vidas, em nossos negócios, em nossas empresas. Portanto, devemos mudar culturas, desenvolver métodos de atuação em prol da coletividade, das parcerias, dos projetos comuns, das gerações de emprego e renda para todos que podermos alcançar e é nesse sentido que devemos nos permitir, evoluir, melhorar sempre, desenvolver novas tecnologias, buscar novos conhecimentos, expandir positivamente nossas profissões, repassar conhecimentos aos pares, destruir crenças limitadoras de desenvolvimento humano e de paradigmas empresariais e começar a atuar no sucesso pessoal, coletivo e de empresas.

     

                      JERSON ARANHA DE OLIVEIRA JUNIOR
Eng. Civil / Master Coach

Empresário da Construção Civil, Engenheiro Civil, Pós Graduado em Segurança do Trabalho, Self, Professional, Executive and Business Coaching, Master Coach formado pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching, Analista Comportamental pelo Coaching Assessment. Escritor, Ministra palestras sobre Coaching na Construção Civil e presta atendimento personalizado e em empresas de Construção Civil.
Contatos:
(92)9330-1675


 



Nenhum comentário: